EIXO em formação | 07, 09, 14 e 16 de Julho de 2025, na Rua Central 1010, Mosteiró, Vila do Conde
"Teatro de Improviso" com Alexandre Sá [Ervilha no Topo do Bolo]
Entrega de Certificado de Participação
- 07, 09, 14 e 16 de Julho de 2025
- 10h00 às 12h00 [6 aos 11 anos]
- 14h30 às 16h30 [12 aos 18 anos]
Sobre o "Teatro de Improviso":
A improvisação teatral surge como a técnica com o maior potencial de conciliar o mais diversificado número de pessoas. É capaz de ativar de igual forma, palavra, corpo e imaginário. Permite o crescimento individual de cada ator ao mesmo tempo que estimula a contracena e o trabalho coletivo.
As sessões de teatro de improviso em Mosteiró, promovidas pelo Eixo Residências, dirigidas por Alexandre Sá (Colectivo Ervilha no Topo do Bolo), são dinâmicas, leves e, confiando na palavra dos alunos, muito divertidas.
Quais os objetivos?
- promover o reconhecimento e a aprendizagem das técnicas base do Teatro de Improviso;
- promover o desenvolvimento de capacidades no campo das "soft skills" como a empatia, autoconhecimento, autoconfiança, flexibilidade, entre outras;
- estimular o pensamento crítico e criativo;
- promover boas práticas de trabalho em equipa;

Alexandre Sá nasceu em 1984 e é auctor – assim, sem gralhas.
Licenciado em Marketing em 2007, estreou-se profissionalmente como actor nesse mesmo ano pela Companhia de Teatro de Braga. Desde então tem trabalhado com as mais variadas entidades e artistas nas áreas do teatro físico, comédia, escrita, narração oral e improvisação.
De 2010 a 2015 teve formação e prática contínua em clown, máscara e improvisação no Clown Laboratori Porto. Trabalha como autor e actor para o Colectivo Estupendo Inuendo, Associação Teatro Educação e Bairro dos Livros. É também presença regular nos projectos de cinema do realizador Rúben Marques, pela WOW Filmes. De 2015 a 2019 desenvolveu, a par com Isabel Costa, o “capricho artístico” Ando a Estudar Para Ser Poeta. É membro fundador do colectivo de improvisação Ervilha no Topo do Bolo.