Artista Residente EIXO 2025 | Fevereiro a Dezembro de 2025, no espaço do antigo Jardim de Infância de Mosteiró
Entre Fevereiro e Dezembro de 2025, o Coletivo “Ervilha no Topo do Bolo” foram artistas residentes. Durante este período, o Coletivo desenvolveu o seu recente espectáculo "Quantos Queres?", que teve várias apresentações no Estúdio Latino do Teatro Sá da Bandeira (Porto), “3, 2, 1 Ervilha!”, o seu espetáculo de maior formato, que participou do programa do “Caminhos Cultura Em Rede No Médio Tejo” e "ALEXANDRIA" de Alexandre Sá.
Os Ervilha no Topo do Bolo são um Colectivo de Improviso estreado em 2020 no Porto formado por Alexandre Sá, Carina Ferrão, Gisela Maria Matos, João Parreira e Marta Costa.
O seu trabalho é focado na investigação da criação em tempo real.
Como missão têm a vontade indômita de desbravar caminho, dando corpo e voz ao tão silenciado espetáculo de improviso.
Desde 2020 dedicam-se à programação espetáculos de improviso regulares no norte do País e à formação de Teatro de Improviso e de Técnica de Clown.
O seu percurso é marcado pela participação em diferentes festivais, entre eles o Festival Deniz-Jacinto, IRREVERENTE, Festival Internacional de Improviso, FESTIVAL ALAVANCA 2021 ou a 19º FEIRA DE TEATRO de Mosteiró. O Coletivo tem vindo a desenvolver diversos formatos de apresentação, ressaltando Alexandria (2024) e Ervilha no Cabaré (2024), LÂNDIA (2023), Ervilha no LUGAR (2022) e o Ervilha na Vila ( 2002).
Em Março, Abril e Maio de 2025 ocuparão o Estúdio Latino do Teatro Sá da Bandeira com a estreia do espetáculo "Quantos Queres?".
Ao longos dos anos tem estendido as suas colaborações de forma a renovar e pluralizar o seu percurso. Destas destacam-se as colaborações com RÉPTIL Artes Performativas, EIXO Residências Artísticas, ACERT Tondela, Sem Rede, Coimbra Impro, APPC Porto, Teatro os Quatros Ventos, entre outros.
Visitar canal YouTube
mais informações em breve
Quatro atores e um músico em palco apresentam "um espetáculo que nunca aconteceu antes e nunca acontecerá depois."
Um espetáculo de teatro sem guião, criado em tempo real, totalmente improvisado. Seguindo uma estrutura de jogos teatrais, cujas regras são partilhadas com o público e cujos motes lhes são pedidos através de pequenas conversas e provocações.
Os cinco performers enfrentam o desafio de criarem cenas, encontrarem sentidos e, em conjunto com o público, construírem e habitarem lugares onde só as leis da imaginação ditam as regras.
Um formato de improvisação teatral que permite ao espectador mais intervenção e onde a imprevisibilidade, a comédia e a loucura ganham uma presença insólita.
Uma criação de: Ervilha no Topo do Bolo
Improvisadores: Alexandre Sá, João Parreira, Marta Costa, Gisela Maria Matos
Sonoplastia e Operação de Som: Kiko Rurelas
Desenho de Luz e Operação de Luz : Pedro Salgado
Produção: Carina Ferrão
"Quantos Queres?" é um espetáculo de teatro de improviso da companhia "Ervilha no Topo do Bolo", inspirado no icónico origami da nossa infância: o quantos queres. À entrada, cada espectador recebe um desses jogos de papel, que determinará de forma aleatória as características das personagens que irão surgir em cena. Sem guião (como na vida), os atores improvisam encontros, relações e tramas, construindo uma narrativa imprevisível, única e irrepetível a cada apresentação.
Interpretação: Alexandre Sá, Gisela Maria Matos, João Parreira, Marta Costa
Sonoplastia: Kiko Rurelas
Figurinos: Letícia dos Santos
Produção: Carina Ferrão
Alexandria é uma viagem, não raro épica, à imaginação e à liberdade.
Um espectáculo de teatro, musica e narração oral. Totalmente improvisado.
Uma ideia original de Alexandre Sá
Dramaturgia e criação em tempo real: Alexandre Sá
Sonoplastia e criação em tempo real: Kiko Rurelas
Produção de Colectivo Ervilha no Topo do Bolo
Acolhimento em Residência: EIXO Residências












