Residência Artística | Novembro de 2024 a Julho de 2025, nas freguesias de Vilar e Mosteiró, Malta e Canidelo, Vilar do Pinheiro, Guilhabreu e Aveleda.
Os arquivos reúnem, preservam e organizam documentações que nos mostram acontecimentos do passado. Constituem fontes de conhecimento que nos dão acesso aos factos supostamente verdadeiros, principalmente quando o suporte fotográfico funciona como veículo da memória. A fotografia fixa um momento, identidades e constitui uma micro-história, mas não nos relata tudo. Existe um espaço de fronteira em relação ao qual nos falta a total memória daquela fotografia. É na procura constante pela verdade do que vemos, que o arquivo nos dá a possibilidade de pensar ou repensar várias perspectivas, manipulando e revisitando o que será, ou não, realmente verdade nestes arquivos e, por conseguinte, na sua memória e história. Podemos construir a possibilidade de criar e/ou ficcionar factos, transformando a memória, aqui, para este trabalho, um repositório de memórias orais, num dispositivo potenciador da construção de uma narrativa.
Para este filme, o foco será nos seus territórios, as suas histórias, as suas populações, por isso, pretendemos uma viagem não só por fotografias, mas também, por outros documentos visuais, filmes, objectos, recolhas de memórias, histórias orais, mitos, saberes, rituais, quotidianos, documentar e confrontar práticas e conhecimento passadas de geração em geração como por exemplo a agricultura, criação de animais, transformação industrial nos seus territórios, os impactos ambientais.
A memória pretende salvaguardar e eternizar momentos reais de forma quase sagrada, como registro de alguma genealogia e cronologia familiar que possibilita o posicionamento e entendimento de uma identidade, da sua mudança econômica, social e cultural, pois a cultura é algo que se cria constantemente, que é moldada e refeita pelas mãos de quem a vive.
Uma reinterpretação livre de registos íntimos, fugazes, subtis e o confronto com os mesmos, sendo uma etnografia de interior, de pequenas histórias sobre as pessoas que habitam estes territórios. Uma memória como lugar de resistência de não querer esquecer, onde é espaço e tempo, onde se pode regressar.
Direção e Co-Criação: Tânia Dinis
Curadoria, Assistência e Co-Criação: Isabel Costa
Grafismo: Bernardo Sousa Santos
Equalização: Pedro Marinho
ISABEL COSTA, Porto, 1987 [Curadoria, Assistência, Co-criação]
Mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas pela Faculdade de Belas Artes da UP e Licenciada em Dança pela Escola Superior de Dança do IPL. O seu trabalho situa-se nas áreas da dança, teatro, performance e videoarte, e no seu cruzamento com a Educação pela Arte. Enquanto bailarina, coreógrafa e docente, colabora desde 2009, com vários artistas e estruturas destacando Aldara Bizarro, Alexandre Sá, Annie Abrahams, Daniel Pinheiro, Gonçalo Fonseca, Isabelle Schad, Joclécio Azevedo, Mariana Amorim, Tales Frey, Comédias do Minho, Fértil - Associação Cultural, Teatro Oficina, ACE – Academia Contemporânea do Espectáculo, Serviço Educativo do Balleteatro Escola Profissional e Escola de Dança da JUM - onde assumiu a direcção artística entre 2006 e 2023. Atualmente é docente no Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde.
É diretora artística de EIXO Residências Artísticas, uma plataforma de residências artísticas com foco na experimentação, investigação e reflexão nos processos criativos na área das artes performativas e práticas educativas, com sede em Mosteiró / Vila do Conde. EIXO Residências Artísticas, ganhou a bolsa StartUP Voucher 2019-2022 da StartUP Portugal - Estratégia Nacional para o Empreendedorismo; foi selecionado para o programa de apoio a StartUps 2020-2021 de Trans Europe Halles, tornando-se membro desta rede.
TÂNIA DINIS, V. N. de Famalicão, 1983 [Direção, Co-criação]
Mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas pela FBAUP (2015) e Licenciada em Estudos Teatrais pela ESMAE (2006). O seu trabalho atravessa diversas perspectivas e campos artísticos – fotografia, performance, cinema – numa estética relacional, partindo de imagens de arquivo de família, pessoais ou anónimas, da sua apropriação, ou outros registos de imagem real. Realizadora selecionada para a Bolsa do FilmaPorto com projecto de curta metragemTÃO PEQUENINAS, TINHAM O AR DE SEREM JÁ CRESCIDAS, vencedor da melhor curta metragem nacional no IndieLisboa 2024. Espectáculo teatral Elas Entram e Ficam!, 2023com produção do TEP e do Teatro Municipal do Porto. Direcção artística do projecto educativo Todos vivemos a mesma viagem de maneiras diferentes 2022 doCircuito Braga Media Artes Braga, GNRATION, 2022. Projecto educativo ATOS,Odisseia Nacional do Teatro Nacional D, Maria II, com o Plano Nacional das Artes e o Circuito Braga Media Artes Braga, 2023. Curta metragem Não são favas, são feijocas, 2013 premiada em vários festivais de cinema, seguida de outros trabalhos – Arco da Velha, 2015, Laura, 2017- prémio Arquivo em Cartaz - Festival Internacional de Cinema de Arquivo – Brasil. Lurdes (2022), prémio no FUSO Vídeo Arte Lisboa.Catraias,2013, com produção do Festival Internacional de Curtas Metragens de Vila do Conde. Exposição individual,ALEGORIA FOTOGRÁFICAno CAAA – Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, apoio DGArtes, 2020 e reposição em 2023 na galeria Cruce em Madrid. Foi a artista selecionada na 2ª Bolsa de Criação do PACT - Plano de Apoio à Criação Territorial ARTISTA NO CENTRO 2019/2021 pela A Oficina Guimarães. Realizadora selecionada SANGUE NOVO 22º Festival de cinema Luso Brasileiro de Santa Maria da Feira, 2019. Foi uma das vencedoras dos Laboratórios de verão no GNRATION, com a instalação audiovisual – sobrepostos, 2020.
Tem colaborado com o serviço educativo do Curtas Metragens de Vila do Conde, Porto Post Doc, Porto, Family Film Project, Festival S8, Corunha. Lecionou em 2020/2021 o 1º ano de Teatro da Universidade de Teatro do Minho. Atualmente professora auxiliar do departamento de Cinema e Teatro da ESAP no Porto.
Está representada na coleção de arte contemporânea do Município do Porto.
Apresentação ao publico geral | Julho de 2025 no Teatro Municipal de Vila do Conde