Residência Artística | 09 a 14 de Maio de 2022, no espaço do antigo Jardim de Infância de Mosteiró
Como o fogo transformou os seres-humanos
Capturar o fogo
Porque precisamos de fogo e porque a terra (e as florestas) necessitam do fogo.
Combater o fogo com fogo (Fogo controlado)
Burn-out
As vidas dos bombeiros
Fogo na nossa cultura
Partindo da investigação de determinados momentos de incêndios florestais esta peça de teatro-dança será uma reflexão sobre os mesmos e sobre se pode aprender destas catástrofes. O texto da peça será construído a partir de entrevistas a pessoas diretamente relacionadas com os incêndios florestais, seja pela profissão ou por experiência próxima. O espectáculo será interpretado por uma pessoa e terá teatro físico, dança, marionetas de sombra, música ao vivo e artes foley.
Porquê? Qual é a relevância do espetáculo? Qualquer pessoa que vive em Portugal tem familiaridade com o cheiro de florestas a arder, mesmo que aconteça a uma distância de dezenas de quilómetros. Vemos os céus a escurecer e sentimos as cinzas a caírem. Alguns sentirão o calor extremo. Já olhamos para as paisagens chamuscadas. Testemunhamos a tragédia nacional do Pedrógão Grande que tirou as vidas de 66 pessoas. Incêndios ocorrem com uma regularidade intensa e estão a aumentar não só neste país mas numa escala global. Podem ser naturais e em muitos casos são essenciais e necessários mas também somos obrigados a assumir responsabilidade pela nossa destruição e aprender através dos nossos erros.
Direção artística e Encenação: Mariana Amorim e Tommy Luther; Interpretação: Tommy Luther; Coreografia: Mariana Amorim; Sonoplastia: Domingos Alves; Produção: Andreia Fraga e Esquiva Companhia de Dança
Apoio à residência artística: EIXO Residências Artísticas
É Mestre em Pesquisa Coreográfica e Performance pela Roehampton University of London (2012), e licenciada em Dança pela Escola Superior de Dança de Lisboa (2006). Concluiu também uma pós-graduação em Gestão e Produção de Espectáculos pela Universidade Lusófona do Porto (2007) e o Curso Geral de Gestão da Porto Business School (2014). Sediada no Porto, colabora com artistas nacionais e internacionais. Dirige a Esquiva Companhia de Dança, o seu trabalho apresenta particular interesse na condição humana, memória e mecanismos de identidade. Fez parte activa da organização dos encontros DesNorte de 2014 a 2017 (Porto). Neste momento paralelamente à sua actividade como criadora e performer encontra-se a estudar Sociologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Organiza regularmente workshops de movimento, criação e pesquisa em práticas performativas. E também da aplicação do software cénico Qlab às artes. A Esquiva faz parte da Neurónio Talentoso, associação cultural sem fins lucrativos e é um membro da Rede - Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea.
Licenciado em Teatro pela LAMDA -London Academy of Music and Dramatic Art em Londres. Como ator tem trabalhado no Royal National Theatre, Glyndebourne, Royal Albert Hall, New London Theatre, Edinburgh Fringe, Festival d’Aix en Provence, Dutch National Opera, Canadian Opera Company, Lyric Opera Chicago, Chichester Festival, Casa da Música e TED talks (Long Beach 2011). Foi o ator original no papel de Joey para esta peça, produção que ganhou mais de 25 prémios e foi vista por mais de 7 milhões de pessoas com produções em Toronto, Nova Iorque, e várias digressões, nomeadamente, EUA, Inglaterra, África do Sul, Australia, Holanda, Berlim e China. Sendo a peça com mais sucesso na história do teatro nacional do Reino Unido. Como encenador de marionetas para a Handspring Puppet Company e o National Theatre encenou cinco produções diferentes de “War Horse” em Londres, no Canadá, na África do Sul e na China e a produção do (NT Live) que esteve em cinemas por todo mundo. Criou o movimento e marionetas para os daemons e ursos polares no filme “A Bússola Dourada” (The Golden Compass). Em 2019 encenou as marionetas (elefantes de tamanho verdadeiromanipulado por quatro pessoas) no circo “Circus 1903” (produzido por Cirque du Soleil) com tour em Inglaterra, a concluir no Royal Festival Hall, na Arábia Saudita e no Kuwait. Estreou internacionalmente nas óperas “ Il Barbiere di Siviglia”,“Ariodante”, “Die Zauberflaute” e “A Dog’s Heart”. Em Portugal foi encenador das peças de teatro “A Fonte” (Anymamundy e Boca de Cão), “Leonor e o Pequeno Circo” (Boca de Cão) “I-Human” (Anymamundy), ator no “Inquietação com as voltas do mundo” (Esquiva), “Os Transportadores” (Radar 360), Marionetista, escritor, e desenhador de marionetas nas peças “A Grande Viagem”, “Blossom” (Dia internacional da Criança) para a Casa da Música.
Conversa em Movimento | 12 de Maio de 2022 às 14h30, no Espaço Social e Cultural de Mosteiró
Mariana Amorim e Tommy Luther, estiveram em residência artística de 09 a 13 de Maio de 2022, no espaço do antigo Jardim de Infância de Mosteiró. Durante este período moderaram uma "Conversa em Movimento" com os utentes da Associação de Solidariedade Social de Mosteiró.