Curso de Primavera 2024

“Teatro de Improviso” com Alexandre Sá & “Dança Inclusiva” com Eliana Campos

EIXO em formação | 26 de Março a 6 de Abril de 2024, no espaço do antigo Jardim de Infância de Mosteiró

CURSO #1 | "DANÇA INCLUSIVA" COM ELIANA CAMPOS - Sábado dia 6 de Abril de 2024 das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30 - Formação dirigida: a adultos com e sem deficiência; profissionais de saúde; técnicos auxiliares que trabalham com de pessoas portadoras de deficiência; curiosos pela prática de dança inclusiva. - Inscrição: 30,00€ / 6h de formação

"A Dança é terapia, é matemática pura, é pensamento, é vida, permite-nos conseguir ir ao encontro da nossa essência, permite-nos lidar com nós próprios. E só conseguindo saber lidar com nós próprios é que poderemos conseguir mudar alguma coisa no Mundo."

Neste workshop, vamos ao encontro de um "mapa-corpo", com vivências, histórias, memórias, fisicalidades, musicalidades, dinâmicas, cores, processos, retrocessos e avanços, texturas e competências variadas.

Num primeiro momento, passando por sequências de movimento mais estruturadas assentes na repetição, na memorização e de consciência corporal evoluindo depois para a busca, mais concreta e mais abstrata, mais simples e mais complexa, de linguagens próprias de cada um e fazê-las viver em conjunto, na inter-relação de ajuda e expressão de todos os corpos presentes.

A utilização constante dos níveis de verticalidade, a exploração de limitações, de sentimentos e emoções, de tempos de escuta, a relação com o espaço, com o som, consigo próprio e com o grupo, serão os principais inputs e desafio para compreender e sentir a Dança como algo inerente à nossa essência e à nossa capacidade de superação, física e mental.

foto eliana campos

Eliana Campos, natural do Porto. Mãe, bailarina, professora e coreógrafa.

Licenciada pela Escola Superior de Dança (Lisboa).

Foi intérprete, co-criadora e assistente de direção artística em projetos artísticos de companhias nacionais e internacionais dos quais se destacam no seu caminho profissional, enquanto intérprete, a Companhia Paulo Ribeiro, Companhia de Dança Contemporânea de Évora, a Dançarte, Olga Roriz, Né Barros, Madalena Vitorino, António Cabrita, Pedro Ramos, Gonçalo Lobato, Silke Zimmermann ( Ass. Direção Artística / Resitance &Dance/Cologne Bonn), entre outros.

Leciona e realiza regularmente workshops de Dança, em regime Livre e Articulado / Formação profissional, das técnicas de Dança Clássica, Contemporânea, Expressão Criativa, Laboratório Coreográfico, Condicionamento Físico e Movimento Salutar para todas as faixas etárias e para pessoas com e sem deficiência, em grupo e /ou em regime de aulas particulares.

Trabalha e realiza projetos artísticos, na área do Movimento, com as patologias de Paralisia Cerebral, Deficiência Intelectual e Autismo.

Atualmente, integra, na cidade do Porto,como professora e criadora, o projeto "Elo" do Coliseu do Porto, do qual é responsável pela área da Dança, em parceria com a Irmandade dos Clérigos e é igualmente curadora do projeto Performances do Coliseu.

CURSO #2  | "TEATRO DE IMPROVISO" COM ALEXANDRE SÁ - Terças e Quintas-feiras, dias 26, 28 de Março & 2, 4 de Abril de 2024, das 21h00 às 23h00.
- Formação dirigida: a adultos (maiores de 18 anos), com ou sem experiência.
- Inscrição: 40,00 € / 8h de formação.

“A Improvisação teatral surge como a linguagem teatral com o maior potencial de conciliar o mais diversificado número de pessoas. É capaz de ativar de igual forma palavra, corpo e imaginário. Permite o crescimento individual de cada ator ao mesmo tempo que estimula a contracena e o trabalho coletivo.”

Lândia Alex

Alexandre Sá nasceu em 1984 e é auctor – assim, sem gralhas.

Licenciado em Marketing em 2007, estreou-se profissionalmente como actor nesse mesmo ano pela Companhia de Teatro de Braga. Desde então tem trabalhado com as mais variadas entidades e artistas nas áreas do teatro físico, comédia, escrita, narração oral e improvisação.

De 2010 a 2015 teve formação e prática contínua em clown, máscara e improvisação no Clown Laboratori Porto.

Trabalha como autor e actor para o Colectivo Estupendo Inuendo, Associação Teatro Educação e Bairro dos Livros.

É também presença regular nos projectos de cinema do realizador Rúben Marques, pela WOW Filmes.

De 2015 a 2019 desenvolveu, a par com Isabel Costa, o “capricho artístico” Ando a Estudar Para Ser Poeta.

É membro fundador do colectivo de improvisação Ervilha no Topo do Bolo.